Arquivo de Jaraguá do Sul comemora aquisição de Scanner Planetário da Macrosolution

Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Depois de apresentado oficialmente ontem (8), no Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul Eugênio Victor Schmöeckel, o scanner planetário, modelo Copibook Onyx BW, marca i2S, da França, entra em operação. O equipamento, capaz de digitalizar de 20 mil a 25 mil documentos por mês, é um instrumento importante porque evita que os documentos sejam danificados no processo, assegurando a integridade física dos mais antigos. Duas funcionárias serão responsáveis pela digitalização, com prioridade para jornais locais que datam desde 1919, totalizando mais de 15 mil exemplares. Outros 50 mil documentos como plantas, mapas e projetos de edificações também serão priorizados. Adquirido pela entidade através da Lei Rouanet, com incentivo da empresa Weg, o equipamento teve um custo total de R$ 82,5 mil.

A vantagem do equipamento, capaz de gerar imagens em preto-e-branco, além de tons de cinza, é a qualidade da reprodução, que segue os padrões exigidos pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Há, também, a possibilidade de correção de ângulo de até 15º, se o original estiver com a impressão torta. A máquina ainda reconhece automaticamente o tipo de página, com tamanho máximo de 42 por 64 centímetros. Outro recurso importante é a correção automática da ondulação, comum no caso de cópias de livros, o que provoca estragos, muitas vezes, irreparáveis aos exemplares.

A partir de agora, as pequisas aos documentos antigos passam a ocorrer através das imagens digitalizadas, sem o contato com os originais. “O acesso a alguns documentos era restrita para alguns pesquisadores ou, quando havia necessidade, a equipe do arquivo fazia a pesquisa, evitando estragos”, explica a historiadora, Silvia Regina Toassi Kita. O próximo passo é a aquisição de um “storage”, equipamento que custa cerca de R$ 100 mil, para fins de armazenamento das informações, com série de benefícios para este propósito. Será necessária, ainda, a implantação de autoatendimento com computadores para disponibilização das imagens.

Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/jornalismo/geral/arquivo-historico-comemora-aquisicao-de-scanner-profissional

Publicado por Jaraguá AM – Admin em 9 de agosto de 2012 – 14h22. Atualizado em 4 de março de 2013 – 16h06