UNIPAR adquire Bookreader

Equipamento realiza leitura de textos tipográficos e transforma em arquivo de áudio

A Universidade Paranaense, recentemente, deu mais um passo rumo à acessibilidade no Campus Guaíra. Trata-se da aquisição do scanner óptico multifuncional “Plustek Book Reader V100“, instalado na biblioteca da unidade.

O aparelho foi adquirido no Rio Grande do Sul, na empresa Digitech”. Trata-se de um scanner especial para converter textos impressos em áudio. A instalação é bem simples e as conexões são de fácil instalação. “O aparelho realiza leituras de textos tipográficos e os transforma em arquivos de áudio, possibilitando o acesso ao conteúdo didático aos graduandos com deficiência visual”, explica a diretora da unidade, professora Sandra Takahashi, comemorando a aquisição.

A diretora conta que teve conhecimento do lançamento do aparelho através de uma reportagem sobre a feira de deficientes e, como o Campus Guaíra recebe o estudante de Direito Guilherme Yoshiraru Watanabe, que é deficiente visual e que testou o aparelho, conseguiu autorização para a compra. “É muito difícil encontrar doutrinas e códigos em braille; além disso, temos que estar atualizados na área jurídica, daí a importância do investimento”. Para a leitura, o estudante deve colocar o livro de lado. O scanner lê uma página enquanto a outra fica para baixo. O tempo de escaneamento é rápido: o scanner leva cerca de 12 segundos para ler, interpretar e iniciar a leitura em voz eletrônica.

Dentre as opções, ainda possui a função automática de marcador de páginas, pois reconhece a sequência das páginas da obra em leitura, caso o trabalho seja salvo ao ser finalizado. Quando o aluno abre um arquivo antigo, ele começa a leitura do parágrafo onde foi interrompida anteriormente.

Fonte: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=32514